terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Sinto o cheiro de húmus no ar…


A compostagem é um método de produção de um composto (orgânico) semelhante a húmus a partir da decomposição de resíduos sólidos orgânicos, sendo depois utilizado para adubar e melhorar a qualidade dos solos.
O recinto da escola Secundaria de Cantanhede é, felizmente, composto por inúmeros espaços verdes que nos proporcionam não só zonas agradáveis para convívio como também as condições necessárias para que os alunos reflictam e se apercebam da importância/influência da natureza nas nossas actividades diárias. Por isto mesmo, decidimos que, este ano, iríamos começar um projecto de compostagem na escola!
No começo do 2º Periodo partimos para a realização do compostor a instalar no recinto escolar! Este trabalho foi, sem sobra de dúvida, uma das actividades que mais agradou a todos os elementos do grupo! Entre nós, e durante todos o processo de construção (sim, porque fomos nós mesmos que construímos o compostor em madeira!) foram muitas as gargalhadas e evidente a cooperação de todos para que tudo ficasse perfeito! Assim, depois de alguns dias de esforço árduo e muito “suor”, o compostor estava pronto a ser utilizado!
Muitos se podem questionar se a existência de apenas 1 compostor na escola seria suficiente para o tornar rentável… A resposta é, evidentemente, não, mas isso não nos preocupa porque o objectivo principal desta actividade não é a “produção industrial” de húmus, mas sim sensibilizar os nossos colegas para as questões ambientais e proporcionar-lhes o contacto directo com medidas que ajudem a salvaguardar o ambiente! 5 pessoas apenas não conseguem mudar o mundo, mas se todos nos esforçarmos e se, tal como nós, houver alguém que nos anos seguintes se dedique a continuar este projecto (ou outros de carácter semelhante) e a expandi-lo, tenho a certeza que vamos acabar por causar algum impacto e quem sabe até mudar a opinião de muitos face à necessidade de protecção do ambiente.

Sem comentários:

Enviar um comentário